Resenha Trilogia Encantadas – por Mavi Tartaglia


“Veneno: Repense Seus Vilões – Saga Encantadas – Livro 1 


Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe ‘Felizes para sempre’!


Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? 


E que princesas podem ser extremamente mimadas? 


E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais?

Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam?

Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria ‘um final feliz’ pode se tornar o pior dos pesadelos! “

 

Feitiço: Saga Encantadas: Livro 2


Cuidado com o que você deseja!


Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece.


Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.

Poder: Saga Encantadas: Livro 3 

Acordar uma princesa pode ser letal. Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder…Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida.”

Entrando nessa nova onda de releituras de contos de fadas, a trilogia Encantadas irá fazer uma com um tom mais adulto e com versões bem diferentes do que estamos acostumados. Você irá encontrar um príncipe fracote e mimado, uma Cinderela que faz decisões duvidáveis, entre outros.

Nessa releitura de Sarah irá fazer algo totalmente novo e chocante. Antes de começar a leitura, esqueça tudo que sabe ou acha conhecer dos contos de fadas, principalmente as versões Disney. Aqui você irá encontrar insanidade, sarcasmo e um tom muito mais adulto (principalmente no livro 3).

Cada vez que vejo uma releitura de contos de fadas, sou pega de surpresa. Parece que todo seu mundo foi uma mentira (Once Upon a Time estragando minha infância desde sempre) e um novo mundo se abriu. Com essa versão, não podia ser diferente. Gostei muito dessa nova versão totalmente fora dos clichês e que mostra personagens mais humanizados, com erros e imperfeições, apesar de continuarem lindos.

A leitura dos três livros é extremamente fácil. Eles são bem curtos e com uma diagramação que também agiliza a leitura. Além de tudo, a escritora tem uma escrita gostosa de se ler e consegue prender sua atenção na narrativa. Nos três livros, você não vai querer parar tão cedo até saber o final. Os livros vão te instigando mais conforme você passa de um para outro.

Apesar de ter gostado muito das histórias, fiquei um pouco decepcionada por serem tão curtos. Há momentos que dava para desenvolver melhor, mas principalmente os personagens. Por já serem conhecidos, a autora acaba deixando uma boa caracterização de lado. Apesar de dar novos ares para os personagens, senti que em alguns momentos eles eram rasos, precisando de mais profundidade, mas ao chegar no livro 3 as coisas vão melhorando.

O terceiro com certeza é o melhor e mais chocante, tanto em narrativa quanto em construção de personagem. Dá um pouco a impressão que no começo a autora estava perdida e lentamente foi se achando e conseguindo mostrar o queria.

Ao fim dos livros, a leitura ao todo valeu a pena. Gostei bastante dessa nova versão e você termina com um gostinho de quero mais (torcendo para ela um dia resolver continuar).

Obs: O que são aquelas capas MARAVILHOSAS? Eternamente apaixonada.

Obs2: O terceiro livro na verdade conta uma história que se passa antes do primeiro e segundo. Ele irá preencher vários pontos que você fica se perguntando o que aconteceu. Para quem preferir, dá para começar por ele e ler toda a história como um todo. Para quem quiser se surpreender, leia por último.




Comments on Facebook